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A Mitsubishi Motors
construiu no Brasil uma
história com muito
espírito 4x4.


Em 1990, o mercado brasileiro se abria para as importações. Depois de muito trabalho, em 1991, os primeiros veículos Mitsubishi desembarcaram no País e a cidade de São Paulo inaugurou o primeiro ponto de venda da marca para comercializar a L200. A escolha deste segmento e o início da importação do Pajero Full, em 1992, foram um sucesso. Em apenas dois anos, a empresa já contava com 20 concessionárias Mitsubishi em 18 cidades do País. Uma rede diversificada que importava e distribuía os modelos Lancer, Space Wagon, Eclipse, 3000GT, Colt e Pajero Full. Nascia a HPE Automotores do Brasil. 


Em 1995, era criado o primeiro rali de regularidade do País: o Mitsubishi Motorsports. Nova mania entre os apaixonados por carros, a competição off-road se tornou uma experiência de marca. Desde suas primeiras edições, o rali assumiu também um papel social e passou a incluir a doação de alimentos para entidades sociais como parte de suas atividades. A Mitsubishi Motors se consolidava como referência nas competições off-road brasileiras.

Alguns anos depois, em 1998, foi inaugurada a fábrica da Mitsubishi Motors do Brasil, localizada em Catalão, interior de Goiás, promovendo o desenvolvimento da região. Em meio a uma ampla área ambiental, a unidade da Mitsubishi Brasil nasceu pautada pela excelência da qualidade e pela sustentabilidade, com a utilização responsável da água e a destinação adequada de seus resíduos sólidos, desde o início. Com uma área construída de 14 mil metros quadrados, no dia 15 de julho saía da linha de montagem a primeira Mitsubishi L200 com cabine dupla, motor a diesel e tração nas quatro rodas.




Fábrica da Mitsubishi Motors do Brasil, localizada em Catalão, interior de Goiás.


Nos anos 2000, o estilo de vida 4x4 ganhou dois novos eventos de peso: a Mitsubishi Cup, rali de velocidade cross-country e o Mitsubishi Outdoor, rali de estratégia e atividades culturais para toda a família. A presença constante nas provas off-road inaugurou uma linha de produção de carros especiais para competição. Rapidamente a Mitsubishi conquistou uma posição de destaque nesse mercado.

Em 2001, a MIT Revista estreitou ainda mais a relação da marca com seus clientes, inovando o mercado editorial brasileiro. Em pouco tempo, a publicação atingiu a tiragem de 100 mil exemplares distribuídos exclusivamente para clientes Mitsubishi.

Em 2004, a marca faz história ao atingir 100 mil veículos Mitsubishi vendidos no Brasil. Em 2007, com o lançamento dos primeiros veículos 4x4 flex do mercado, a inovação virava sinônimo de sustentabilidade. E mesmo com um expressivo aumento na produção, a Mitsubishi Motors do Brasil reduzia o consumo de energia utilizada para a fabricação de cada veículo. Três anos depois, em 2010, a Mitsubishi anunciava o projeto Anhanguera II, que previa a expansão para 247 mil metros quadrados de área construída em cinco anos, além da inauguração de novas linhas de produção, uma fábrica de motores e a nova planta de pintura.

Neste mesmo ano, a empresa inaugurou uma oficina especializada na cidade de Mogi Guaçu, em São Paulo, responsável por todo serviço de manutenção, desenvolvimento, testes e apoio durante as etapas de cada prova. No início, o espaço abrigava a equipe Triton RS da Mitsubishi Cup. Logo depois, em parceria com a engenharia de competição, passou a oferecer todo o suporte para as equipes do Rally dos Sertões e do próprio Rally Dakar, com a realização de testes em todos os veículos de rali da marca.

Em 2011, a Mitsubishi iniciou uma parceria com o autódromo Velo Città. O traçado de 3.493 metros, com curvas de baixa e alta velocidade e longas retas, homologado pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e pela CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo). Nele, a Mitsubishi promove diversos eventos para clientes e gentleman drivers, como as provas da Lancer Cup, Lancer Evo Day, Fun Day e Lancer Experience, com atividades no asfalto e na terra, nos quais as pessoas podem testar seus próprios carros ou ainda aprender técnicas de direção em pilotagem com profissionais do mais alto gabarito. No mesmo ano, a Mitsubishi entrou para o segmento dos sedans, importando um dos carros mais conhecidos da marca, o Lancer.

Em 2014, a divisão de competições em Mogi Guaçu passa a receber o nome de Ralliart Brasil, se tornando sinônimo da mais avançada tecnologia e desempenho para os veículos Mitsubishi em competições na terra e no asfalto. Está instalada em uma área de 10.000m², com todos os equipamentos necessários para projetar, fabricar, desenvolver, preparar e customizar veículos.

Também em 2014, a Mitsubishi Motors passa a fabricar o sedan Lancer, graças a expansão promovida pelo Anhanguera II. Atualmente, a fábrica de Catalão libera mais de 300 veículos por dia, com os mais altos padrões de qualidade em seus processos, desde o projeto de desenvolvimento do produto até a Auditoria Final pós-montagem. Lá, são fabricados os modelos do Lancer, Pajero, L200 Triton e ASX. E importados os modelos do Pajero Full e Outlander. Tudo isso é o resultado expressivo do trabalho de um time comprometido e com a energia fundamental para continuar diariamente essa história.